FACEBOOK E INSTAGRAM VÃO FECHAR PERFIS DE CRIANÇAS E PRÉ-ADOLESCENTES

Notícias em todos os sites, contam que o  Instagram e o Facebook vão ser mais rigorosos em relação a idade dos seus usuários. Contas de pessoas menores de 13 anos serão bloqueadas sem nenhum aviso prévio, informou a rede social ao TechCrunch.

Na política antiga, apenas contas denunciadas eram investigadas. Com a nova mudança, moderadores da plataforma poderão banir qualquer perfil que é suspeito.

Caso o bloqueio tiver sido equivocado pelo Facebook, o usuário terá que fornecer provas de que tem mais de 13 anos, como documentos de identidade com fotos. A atualização vai de acordo com os termos de uso das empresas, que avisa que pessoas com menos de 13 anos de idade não podem criar contas.

A atualização vai ao encontro dos termos de uso de ambas as plataformas: o texto alerta que menores de 13 anos não podem se cadastrar nas redes sociais.

Na última semana, o britânico Channel 4 afirmou, em reportagem, que funcionários terceirizados pelo Facebook para revisar o conteúdo postado na rede social eram orientados a ignorar perfis que parecessem ter menos de 13 anos. “Precisamos de uma confissão de que a pessoa é menor de idade. Se não, nós apenas fingimos que somos cegos e que não sabemos qual a aparência de uma criança”, afirmou um funcionário da agência CPL Resources, que presta serviço para a rede social, ao canal de televisão.

O Facebook defendeu-se afirmando que todo o trabalho das terceirizadas é checado uma segunda vez por funcionários da rede social. Em seu blog corporativo, a empresa disse estar reforçando a mensagem de que suas equipes não devem ignorar esses perfis.

Em maio deste ano, o Twitter também começou a banir usuários que criaram suas contas com menos de 13 anos. Na época do anúncio, a rede social disse que não poderia separar o conteúdo postado antes e depois dos 13 anos e que não poderia manter o conteúdo de uma criança na plataforma.

Esta entrada foi publicada em GERAL. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.