VIGILANTE – PROFISSIONAL DE SEGURANÇA PRIVADA

Muitas pessoas quando veem um vigilante trabalhando, a grande maioria não valoriza este profissional, sempre tem em mente que ele foi contratado simplesmente como qualquer outra profissão, e que não precisa ter nenhum tipo de qualificação especial, contudo nesta matéria estaremos mostrando que para ser vigilante, um profissional de segurança privada são necessários passar por vários processos e ser aprovado além de estar com o nome limpo na polícia federal e passar em teste psicológico.

A escola de formação de vigilante CIESE, de Porto Velho, na avenida Amazonas, já no mercado a 25 anos e sendo premiada como uma das melhores escolas da região norte.

Para saber, realmente, como era o curso de  formação de vigilante, resolvi fazer o SENTINDO NA PELE e frequentei e concluí o curso de vigilante e até uma extensão em escolta armada, tudo isso para poder contar a seriedade do curso e mostrar que para se tornar vigilante o processo é sério.

Para se tornar um vigilante o interessado(a) tem que se matricular em uma escola especializada e frequentar 200 horas de aula presenciais onde irá estudar 15 disciplinas e para ser aprovado tem que ter nota mínima de 6.

DISCIPLINAS :

Noções de Segurança Privada ( NSP );

Legislação Aplicada e Direitos Humanos (LA/DH );

Relações Humanas no Trabalho ( RHT );

Sistema de Segurança Pública e Crime Organizado ( SSP/CO )

Prevenção e Combate a Incêndios ( PCI );

Primeiros Socorros ( PS );

Educação Física ( EF );

Defesa Pessoal ( DP );

Armamento e Tiro ( AT );

Vigilância ( VIG );

Radiocomunicação ( RD );

Noções de Criminalística e Técnicas de Entrevista ( NCRI/TE );

Noções de Segurança Eletrônica (NSE );

Uso Progressivo da Força ( UPF );

Gerenciamento de Crise ( GC ).

No momento, para se fazer o curso de vigilante só se exige o ensino fundamental, contudo já tramita no congresso e em fase avançada, que para se fazer o curso será necessário ter no mínimo o ensino médio, também tramita a troca das armas, que por enquanto o vigilante usa o revólver calibre 38 , passará a utilizar a pistola 380.

O CIESE, além do curso de vigilante , oferece as extensões que são para os que já fizeram o curso de vigilante, que são ;

Escolta armada;

Transporte de valores;

Grandes eventos;

Segurança pessoa privada ( segurança vip).

Com essa matéria esperamos que as pessoas passem a olhar o profissional de segurança privada, o vigilante, com outros olhos.

Jornalista  Donizethe Silva

DRT/RO  1346.

Esta entrada foi publicada em GERAL. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.